Piscinas Municipais
Descrição
O edifício localiza-se à entrada de Vila Pouca de Aguiar, no sentido sul-norte, à face da E.N.nº2.
Implanta-se no terreno definindo um “L” para os dois arruamentos marginais (a nascente e a sul) e juntamente com o pavilhão desportivo existente (a oeste) e um muro (a norte), cria um espaço interior fechado onde se localizam as piscinas exteriores e a zona de solário correspondente.
No corpo menor situa-se a cafetaria de apoio ao espaço interior e com possibilidade de funcionamento para uma esplanada exterior, permitindo a utilização autónoma e a vitalização daquela área.
No corpo maior desenvolve-se o átrio/bilheteira, a partir do qual se assume um percurso fechado de acesso ao balcão do guarda-roupa e aos balneários. A partir daqui desenvolve-se outra galeria, num percurso aberto para o espaço verde do solário que remata no pavilhão dos tanques interiores.
A linguagem da intervenção teve por base a ideia do muro em granito característico do sítio e da região:
A E.N. nº2, via estruturante da expansão urbana, encontra-se naquelas proximidades pontuada por construções no interior dos lotes e por um pano mural contínuo de frente ao arruamento. O muro do edifício articula-se com o do vizinho, integra-se nos novos volumes e solta-se para vedar o limite da intervenção.
O resto…são volumes puros, panos brancos, palas e grandes panos envidraçados…
Ficha Técnica
Local: Vila Pouca de Aguiar
Projeto/Obra: 1994/1997
Arquitetura: Carlos Costa Pinto com António Costa Nogueira
Estruturas: Carlos Sanches
Águas e Esgotos: Carlos Madeira
Eletricidade e Telecomunicações: José Miguel Lavrador
Instalações mecânicas: Matinor
Construtor: Contacto S.A.
Fotografias: CCP

