Biblioteca Municipal
Descrição
Situa-se na R. Dr. António Gil, eixo estruturante do novo espaço central formalizado pelo complexo residencial/comercial “Urbaguiar”. Localizada já no remate poente deste eixo, enquadrada a norte pelo Mercado Municipal, a sul por casas em banda e a poente pelo talude da plataforma da antiga Estação da CP, desenvolve-se em “L”, definindo uma praceta exterior continuante e recetáculo do espaço urbano referido, reforçando o carácter público do edifício e a nova centralidade do local.
Com base nesta lógica, bem como a da funcionalidade do programa e a da adequada exposição solar, optou-se por colocar as áreas de carácter público viradas para a praceta e as áreas de serviço viradas para os logradouros das habitações. Um grande muro de granito, que entra pelo edifício, reforça e estrutura esta ideia. No exterior: a norte, o alçado é rasgado relacionando-se com o espaço público; a sul, o alçado é porticado relacionando-se com os muros dos logradouros vizinhos. A entrada é feita na intersecção do “L” e a partir do átrio os espaços constituintes do programa são facilmente percecionados.
O edifício desenvolve-se num único piso recorrendo nas traseiras, no contacto com a Plataforma da antiga Estação da CP, ao pé direito duplo para minimizar o impacto da diferença de cotas. A dar sentido a este espaço traseiro definiu-se um percurso público de articulação pedonal com a envolvente.
A linguagem e os materiais são o resultado do seu enquadramento. A norte é um edifício em granito (o Mercado Municipal), a ponte são muros em granito, e numa região onde o granito é o material tradicional o edifício utiliza também este material como elemento de base, sendo o restante, essencialmente, areado branco e grandes superfícies envidraçadas.
Ficha Técnica
Local: Vila Pouca de Aguiar
Projeto/Obra: 1995/2000
Arquitetura: Carlos Costa Pinto
Estruturas: José Vaz Medeiros
Águas e Esgotos: José Vaz Medeiros
Eletricidade e Telecomunicações: José Miguel Lavrador
Instalações mecânicas: José Miguel Lavrador
Construtor: Arménio de Sousa Gonçalves
Fotografias: CCP
