Centro Interpretativo de Tresminas
Descrição
O Centro Interpretativo de Tresminas (Pólo II) localiza-se nas traseiras do povoado de Tresminas, num espaço onde a encosta verde natural, em forma de anfiteatro, se articula com o adro da igreja medieval e, mais abaixo, com o logradouro da antiga casa paroquial (onde funciona o Pólo I).
O programa previa uma sala de exposições e um pequeno auditório complementares ao Pólo I e um espaço exterior para atividades polivalentes com uma área coberta de apoio.
De forma a minimizarem-se os impactos construídos na naturalidade do local, subordinou-se a cobertura do novo edifício à cota do adro da igreja, escondendo-se parcialmente o edifício e integrando a sua cobertura no verde da encosta.
A implantação, aparentemente descomprometida, estabelece a articulação funcional com os espaços envolventes, cria plataformas de remate da encosta e de contemplação da paisagem e estabelece a nova linha de traseira do povoado.
À semelhança dos muros tradicionais limítrofes, os alçados são em xisto, cuja continuidade se interrompe, apenas, na entrada para o espaço interior, onde a luz é recebida por um pátio.
Para o espaço exterior de atividades polivalentes ajustou-se um anfiteatro no abraço da encosta.
Ficha Técnica
Local: Tresminas
Projeto/Obra: 2011/2015
Arquitetura: Carlos Costa Pinto
Desenho: CCP, Alfredo Reguengo
Estruturas; Águas residuais; Abastecimento de água: Paulo Santa
Águas pluviais; Segurança contra incêndios; Comportamento térmico; Acústica: Nathalie Esteves
Eletricidade e Telecomunicações: Constança Vilela
Construtor: ASG-Construções e Granitos, Lda.
Fotografias: Carlos Sousa