Núcleo Pré-Escolar
Descrição
O projeto previa a criação do Núcleo Pré-Escolar de Vila Pouca de Aguiar, com a manutenção do edifício da antiga escola e uma ampliação que, no conjunto, contemplasse cinco salas, refeitório e espaços de apoio.
Confrontava-se a escassez de terreno para a construção e a forma de se obter o máximo de terreno livre para o recreio infantil. O muro em granito existente definia a plataforma de assentamento e marcava o limite máximo de expansão a partir do qual o projeto se poderia desenvolver.
A mancha proposta, apoiada pelos limites da plataforma, define um “U” em cujo espaço interior se desenvolve o recreio infantil. Um dos braços é composto pelo edifício antigo com o seu alpendre coberto; no braço oposto desenvolve-se um porticado coberto em contraponto com o anterior. Do conjunto resulta um espaço exterior de características intimistas.
No interior, a organizar a mancha proposta, desenvolve-se um percurso aberto ao espaço de recreio que articula os diversos compartimentos e onde as salas de atividade são identificadas pela utilização de panos coloridos que ressaltam na simplicidade dos acabamentos.
No exterior o muro em granito é o elemento a partir do qual se compõem os alçados, interligando-se e confundindo-se com o próprio edifício. O muro extravasa a sua função de limite, torna-se também elemento de unidade e reforça o seu carácter gerador.
A linguagem procura simplicidade e uma certa identificação. Para além do muro em granito, salienta-se a tensão criada pelos panos brancos avançados e suas aberturas descomplexadas como elementos de provocação e identificação – A Escola das Caras é como os mais novos a gostam de chamar!
Ficha Técnica
Local: Vila Pouca de Aguiar
Projeto/Obra: 1997/2000
Arquitetura: Carlos Costa Pinto
Desenho: CCP, Alfredo Reguengo
Estruturas: Inácio Santos Morais
Águas e Esgotos: Inácio Santos Morais
Eletricidade e Telecomunicações: José Miguel Lavrador
Construtor: Baltazar & Filhos, Lda.
Fotografias: CCP
