Palacete Silva
Descrição
O Palacete Silva, antiga residência particular que veio a incorporar as funções de Paços do Município de Vila Pouca de Aguiar, necessitava de melhorias estruturais e funcionais que assegurassem a sua segurança e uma utilização adaptada à função.
O programa do projeto previa, para além da manutenção das funções técnicas, a criação de espaços destinados à vereação e uma sala para as sessões da Assembleia Municipal.
A intervenção reinterpretou a estrutura e funcionamento pré-existentes: demoliu-se o interior do edifício e estabeleceu-se o mesmo número de pisos; definiu-se o eixo das escadas e respetivas áreas de circulação de forma coincidente com o eixo de simetria do edifício; desenvolveu-se um espaço central em altura rematado por uma entrada de luz superior.
As diferentes áreas funcionais foram distribuídas por pisos e por alas separadas dos espaços de circulação por panos envidraçados. Os espaços interiores de trabalho desenvolvem-se o mais possível em “open space”, possibilitando uma adaptação contínua a novas necessidades. Para as sessões da Assembleia Municipal desenvolveu-se um auditório no rés-do-chão.
No exterior demoliu-se o alçado traseiro adulterado e colocou-se um novo volume de betão parcialmente em consola, cuja fachada frontal é rasgada e atravessada por palas dispostas horizontalmente, ora cumprindo a função de “brise-soleil”, ora de guarda-corpo, estabelecendo nova regra na verticalidade dos vãos pré-existentes.
As mansardas, também elas uma reinterpretação de situação existente, permitem a entrada de luz e ventilações naturais para o novo sótão, assim como garantem a ancoragem da ampliação ao corpo original do edifício.
Ficha Técnica
Local: Vila Pouca de Aguiar
Projeto/Obra: 2005/2009
Arquitetura: Carlos Costa Pinto
Desenho: CCP, Alfredo Reguengo
Estruturas: Carla Varandas
Águas residuais; Abastecimento de água, Águas pluviais: Carla Varandas
Eletricidade e Telecomunicações: José Miguel Lavrador
Construtor: Costa & Carreira, Lda.
Fotografias: CCP